Assumir compromissos

É realmente muito importante assumirmos compromissos, pois, a vontade de renovar, conhecer e ir um pouco mais além, todos possuímos. Mas muitas vezes deixamos essa vontade de lado, esquecida e apagada em algum lugar dentro de nós. Quando assumimos um compromisso transformamos essa vontade em uma poderosa força de ação, abrindo verdadeiramente os caminhos para o sucesso.

Assumir compromissos é um ato de lealdade consigo mesmo, quando conseguimos cumprir algo que nós mesmos assumimos, surge espontaneamente uma imensa alegria, satisfação e orgulho sobre nosso próprio esforço, além de tantos outros resultados diretos e indiretos que cumpri-lo sempre trás. Quando estou receoso quanto a assumir algum compromisso, começo com algo simples, relativamente fácil de cumprir, um escopo sob o meu alcance no qual eu acredite nele. Dessa forma, conforme vou conseguindo cumprir meu compromisso ele torna-se um hábito, e a partir de então eu sinto que estou pronto para expandir e assumir mais.

É melhor assumir pequenos compromissos e irmos nos fortalecendo a cada etapa cumprida, do que estabelecer um enorme compromisso da noite para o dia, o qual no fundo não acreditamos sermos capazes de cumpri-lo, já iniciando o processo com uma derrota pré-agendada, somando-se a somente mais uma promessa em vão. Precisamos nos dar a chance de atingir metas palpáveis. Observe os compromissos e metas que tentamos atingir em nossas empresas, se não estão bem estabelecidos, apoiados por ferramentas, recursos, prazos e com um escopo factível, já desanimamos “logo de cara”. E aquele compromisso que deveria nos deixar motivados, acaba nos puxando para baixo.
  
Também é válido assumir compromissos simples e quantificáveis (meditação em grupo 1 vez por semana, orações 2x ao dia, 20 min de estudo, passear em família, etc.), dessa forma fica mais claro observarmos que estamos em dia com nossos compromissos, evoluindo na bela caminhada a qual viemos trilhar, nos dando mais força e luz para continuarmos.
  
É interessante também fixarmos nossos compromissos de forma a nos lembrarmos deles, pois, são tantas as situações difíceis e inesperadas que nos deparamos, que por vezes nos afastamos dos compromissos que assumimos, inundados por pensamentos, problemas e tarefas sempre urgentes. Anotação no computador, um papel na geladeira, uma pulseira que nos faz lembrá-los, ou quaisquer outras formas criativas e positivas são válidas. Assim criamos uma conexão para alinharmos nossos eixos, colocando o barco novamente no rumo certo, focando nossa energia as coisas que realmente são importantes na vida.
  
Um rio começa de uma pequena nascente, ele não olha se existem rios maiores ou mais bonitos ao lado dele, se existem pedras ou barreiras que terá que desviar, sequer conhece todo o caminho que vai percorrer, ainda sim ele começa. Respire, acredite e comece!
   
Abraços,

Diogo Guedes

No Comments Yet.

Leave a comment